Categorias
Dicas de Organização Móveis Mudança e Reforma

Qual a melhor forma de guardar e transportar móveis

É sempre bom saber qual é a melhor maneira transportar móveis — como eletrodomésticos, camas, mesas peças decorativas e armários. Afinal, todo cuidado é válido para preservar os nossos móveis.

Ao colocar em prática algumas providências, certamente, estaremos evitando o prejuízo e a tristeza de ver alguns de nossos bens danificados — ou mesmo destruídos.

Quer garantir a segurança de móveis, documentos e outros artigos? Descubra aqui qual a melhor forma de transportar e armazenar objetos!

Faça a classificação de cada móvel

Cada peça deve ser avaliada de acordo com o seu grau de fragilidade ou resistência. Com essa separação, ficará mais fácil preparar o material de proteção para os itens mais frágeis.

Além dos utensílios e adornos de porcelana, cristal e vidros, alguns itens como TV, aparelhos de som e vídeo são sensíveis e merecem atenção especial. Deve-se cuidar também da embalagem correta dos objetos pequenos — a fim de evitar o extravio.

Providencie o material de proteção

Para uma boa proteção dos itens mais frágeis ao transportar objetos, deve-se embrulhar cada um com material adequado e acondicioná-los em caixas devidamente identificadas.

 Veja alguns materiais que podem proteger as peças:

  • plástico-bolha;
  • papel kraft ou jornal;
  • papelão ondulado;
  • mantas acolchoadas;
  • pedaços de espuma;
  • papel filme.

Embale e transporte corretamente cada objeto

Feita a triagem para avaliar o grau de resistência de cada objeto e providenciado o material necessário para protegê-los, é hora de embalar cada item.

Veja como embalar alguns tipos de objetos a fim de transportá-los em segurança!

Peças de vidro, cristal e porcelana

Cada peça deve ser envolvida em papel kraft e, depois, com plástico-bolha. Então, elas devem ser colocadas em uma caixa de papelão, forrada com espuma, tomando-se o cuidado de separá-las dentro da caixa com o papelão ondulado.

TV, aparelhos de som e vídeos

Esses aparelhos devem ser envolvidos em plástico-bolha e, depois, enrolados com uma manta acolchoada.

Eletrodomésticos

Para evitar arranhões ou quebra de peças de vidro, é aconselhável envolvê-los em papel filme para evitar que se abram e, depois, em mantas acolchoadas.

As embalagens contendo os produtos sensíveis devem receber etiqueta alertando para a fragilidade. Dessa forma, os responsáveis por transportar objetos poderão redobrar os cuidados.

Móveis

A mobília também precisa de proteção a fim de evitar arranhões no acabamento e danos nas estruturas. Para isso, deve-se envolvê-las com plástico-bolha e mantas.

Papéis e documentos

Hoje em dia, é possível optar pelo recebimento eletrônico de vários papéis, como contas e boletos. Mas sempre existem os documentos e as lembranças — como cartas e fotos — que você quer ou precisa conservar.

Tais papéis devem ser separados usando critérios como data ou assunto, colocados em envelopes e arquivados em caixas organizadoras devidamente identificadas.

Eles devem, ainda, ser guardados em local fresco, seco e protegidos de agentes nocivos, como poeira, insetos e fungos. Lembre-se de que os documentos merecem atenção especial e devem ser mantidos sempre em segurança.

Busque soluções de armazenamento

Algumas demandas como reforma, mudança para um imóvel menor ou para uma cidade distante podem levar à necessidade de encontrar um local para o armazenamento de pelo menos parte dos seus pertences.

Uma ótima solução para essa questão é a contratação de um self storage. Esse modelo de autoarmazenamento oferece boxes individuais em diversos tamanhos, onde é possível guardar quase todos os tipos de produtos, exceto alimentos e inflamáveis.

Esses compartimentos ficam em galpões limpos, climatizados e monitorados dia e noite, oferecendo, assim, segurança e tranquilidade. Além disso, a contratação é fácil e rápida, dispensando burocracia.

Além dessas vantagens, você ainda conta com a flexibilidade de poder alugar o box pelo tempo que precisar e acessar o local a qualquer hora com uma chave exclusiva do locatário.

Agora você já sabe que, quando precisar de um local para armazenar quase tudo que lhe é caro, pode contar com a comodidade de um self storage.

Gostou das nossas dicas de como armazenar e transportar objetos?