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Como organizar documentos e papéis importantes

Na sua casa existe uma pilha de papéis e documentos que parecem estar sempre desorganizados, não é mesmo? Fique tranquilo! No post de hoje, nós mostraremos a você 4 dicas de como organizar documentos indispensáveis.

Organizando e mantendo a papelada nesse estado, você não perderá seu tempo precioso procurando por algo importante. Além disso, documentos organizados interferem até mesmo na sua vida financeira, pois você passa a ter um maior controle sobre as contas que já estão pagas, por exemplo. Vamos às dicas?

Organize os documentos em pastas

Em primeiro lugar, separe os seus documentos por tipo. Você certamente encontrará aqueles relacionados a questões médicas, odontológicas, declarações de imposto de renda, documentos escolares — como diplomas e certificados — entre outros.

Depois, encontre a pasta ideal para você. O mercado disponibiliza arquivos organizadores com pastas plásticas, arquivos com pastas suspensas e outras sanfonadas com divisórias. Essas últimas são perfeitas, pois geralmente vêm com doze divisórias, ou seja, você pode usar uma para cada mês do ano. Não se esqueça de etiquetar cada pasta com o assunto e a data!

Organize as contas pagas e as contas a pagar

Tenha um arquivo separado para suas contas. Não as misturar com outros documentos é fundamental para manter o seu controle financeiro. Você pode colocar as contas pagas em uma pasta sanfonada dividida por ano e mês. Assim, você sempre conseguirá encontrar os recibos com muito mais facilidade.

Já as contas a pagar devem ser colocadas em uma pasta separada ou mesmo em uma caixa simples. O mais importante é centralizar todas essas contas em um só lugar. Se você as deixar espalhadas pela casa, provavelmente acabará se esquecendo de pagar uma ou outra.

Separe os documentos/papéis temporários

Um erro cometido por muitas pessoas é misturar papéis temporários com documentos definitivos. Convites e correspondências que você precisará nos próximos dias — mas que nunca mais serão importantes — são exemplos do que você deve separar.

Faça uma pasta com a etiqueta “arquivos temporários”. A cada duas semanas, mais ou menos, revisite esses documentos para uma triagem. Aquilo que não tiver mais utilidade deverá ser descartado. O que precisar ser guardado permanentemente deverá ser transferido para a pasta de arquivos permanentes.

Jogue fora tudo aquilo que você não precisa

As correspondências indesejadas são uma enorme fonte de lixo quando falamos de papéis acumulados em casa. Para evitar esse problema, uma ótima pedida é descartar esse tipo de correio assim que ele for recebido. Guardar essa papelada só gera lixo acumulado!

De tempos em tempos, é importante também que você faça uma triagem em seus arquivos. Documentos que um dia foram importantes podem perder seu valor ao longo do tempo. Não há motivos para guardar contratos de aluguéis muito antigos, por exemplo, não é mesmo?

Agora que você já sabe como organizar documentos em sua casa, lembre-se de que é fundamental também conservar a organização. Você certamente ganhará mais tempo em sua vida e terá uma rotina muito mais controlada e até mesmo produtiva!

Gostou das nossas dicas? Então, que tal expandir a organização a outros espaços da sua casa?