Categorias
Dicas de Organização Objetos Pessoais

Dicas práticas guardar enfeites de Natal

Passadas as festas de fim de ano e o dia de reis, está na hora de retirar e guardar os enfeites de Natal. É bom aproveitar também para guardar com carinho as boas energias dos momentos felizes de confraternização, vividos com os familiares e com os amigos.

Muitas vezes, nos empolgamos com a ornamentação natalina e, ao desmontá-la, percebemos que o volume de peças é muito grande. Além disso, com a fragilidade comum a esses ornamentos, sempre ficamos em dúvida de qual é a maneira adequada de organizar, acomodar e preservar todos eles.

Quer saber como e onde guardar os enfeites de Natal e ainda deixar a casa convidativa e organizada? Confira, então, as nossas dicas para o armazenamento correto dessas peças a fim de economizar tempo e dinheiro, reutilizando-as no próximo Natal!

Atente-se para a desmontagem

Os produtos utilizados para a decoração natalina geralmente são confeccionados com material frágil e delicado, exigindo cuidado e atenção na hora de desmontá-los. A árvore de natal, depois da retirada delicada dos enfeites, precisa ser desmembrada e ter e os seus galhos fechados.

Quanto ao pisca-pisca, ele deve ser enrolado em um suporte, cuidando-se para não danificar as lâmpadas. Já o festão também se embaraça facilmente. Uma dica prática é usar rolos de papelão ou garrafas PET para enrolar esses dois elementos.

Acondicione os enfeites de Natal da forma correta

A fim de manter o acabamento vistoso, visando o reaproveitamento de todos os enfeites, é necessário colocá-los em recipientes que possam protegê-los. Veja algumas maneiras de fazer isso!

Árvore de Natal

Uma boa opção para guardar a árvore é colocá-la em um saco plástico bem grande. É possível também amarrá-la de modo a não danificar os galhos e acondicioná-la em uma caixa ou mala.

Enfeites

Para proteger e preservar a beleza e o acabamento dos enfeites, é aconselhável colocá-los em caixas com divisórias, que podem ser feitas de papelão ou copos descartáveis. Os laços devem ser preenchidos com papel para não deformarem.

Outra sugestão é o uso das embalagens de ovos, devidamente higienizadas, como suporte, empilhando-as com cuidado em uma caixa resistente. Já os enfeites mais delicados precisam ser envolvidos em plástico-bolha e guardados, separados por papelão ondulado.

Presépio

É necessário que as peças do presépio também sejam embaladas individualmente em plástico-bolha e colocadas em caixas com divisórias de papelão ondulado. Os elementos mais delicados merecem um cuidado especial, evitando-se o empilhamento das caixas.

Lembre-se de identificar cada embalagem

A identificação das embalagens que acomodam os ornamentos pode ser feita utilizando-se etiquetas, a fim de garantir a organização. Dessa forma, o acesso a cada objeto, assim como a montagem para o próximo Natal, ficarão muito mais práticos e rápidos.

Conte com a segurança e praticidade de um self storage

Guardar todos esses artigos em casa é uma demanda que exige bastante espaço. E eles ficarão fora de uso por quase um ano. Uma solução contemporânea vem conquistando muitos adeptos mundo afora! Trata-se do self storage — um eficiente conceito de auto armazenamento.

Esse modelo oferece boxes de variados tamanhos, localizados próximos aos grandes centros, onde é possível armazenar diversos artigos, como móveis, elementos decorativos, materiais de construção, livros, documentos, roupas e até mesmo obras de arte. Tudo com segurança garantida por monitoramento durante as 24 horas do dia e acesso eletrônico restrito aos responsáveis pelo box.

O contrato de locação de um self storage é rápido e pode durar pelo tempo que você precisar, sem o pagamento de multas rescisórias. As despesas com água, luz e IPTU estão incluídas no aluguel. O galpão onde ficam os compartimentos é limpo, climatizado, livre de umidade e dedetizado para evitar a infestação de bichos, como insetos e roedores.

Agora você já sabe como desmontar e acondicionar os enfeites de Natal. Sabe também que existe uma excelente opção de armazenamento desses e muitos outros objetos e mercadorias. Aproveite, então, para eleger uma parceria eficiente e garanta a sua tranquilidade e satisfação.