Categorias
Self Storage

Guarda Móveis: solução para quem precisa de espaço

Quando o espaço em casa parece só apertar com o excesso de objetos de elevado valor sentimental a solução pode ser guardar móveis em um serviço de auto armazenamento.

A saída também é perfeita para quem deseja fazer uma reforma geral mas o mobiliário figura como empecilho. Contudo, é muito importante adotar cuidados especiais na hora do transporte e da armazenagem.

O ideal é garantir o bom estado da mobília e de objetos menores e mais delicados. Assim você não terá dor de cabeça com peças empenadas, umidade e manchas de poeira, capazes de danificá-las de forma permanente.

Portanto, caso você precise recorrer a um box de armazenamento, aproveite as dicas deste post e para não ter surpresas desagradáveis!

Porque contratar um serviço de Guarda Móveis

Você já percebeu que os imóveis mais novos estão cada vez menores? Além da grande demanda por espaço urbano para moradia, a alta dos valores de aluguel ou compra também faz com que moremos e trabalhemos em imóveis pequenos. Com isso, as coisas tendem a se acumular e, quando nos damos por conta, quase não há espaço para nós mesmos.

Mas a falta de espaço é apenas um dos motivos que leva as pessoas a contratarem o serviço de um guarda-móveis, ou self storage. Ele também é uma excelente opção para mudanças, reformas, documentos… São tantas utilidades que, no post de hoje, reunimos para você os 5 principais sinais de que você também precisa de um guarda-móveis agora mesmo. Confira!

Se você está de mudança

Está saindo de seu atual lar para um imóvel menor? Reúna tudo aquilo de que você não precisa com tanta frequência, como objetos antigos de família, livros da época da faculdade e materiais esportivos, e armazene-os no guarda-móveis. Lá você terá acesso a seus pertences na hora que quiser, sem a necessidade de abarrotar seu novo lar.

Ou, então, você pode necessitar de um espaço seguro para deixar determinados pertences que você prefere manter longe do agito da mudança. No guarda-móveis, documentos, heranças de família e outros objetos mais delicados podem ser armazenados, onde ficarão em segurança e sob vigilância 24 horas por dia. Depois que tudo estiver em ordem na nova casa, é só cancelar seu contrato e levar tudo para o novo lar.

Se seu escritório está lotado

Os papéis têm uma tendência incrível a se acumularem, acumularem e se multiplicarem sem que percebamos e quando a gente vê já estamos quase mergulhados neles. Isso causa uma sensação muito negativa de bagunça e desorganização, especialmente em seu espaço de trabalho ou estudo, não é?

Mas seja na empresa ou em casa, será mesmo que seu escritório precisa de toda essa papelada? Não! Afinal, documentos devem obrigatoriamente ser armazenados por determinado número de anos, mas isso não significa que vamos manuseá-los. Portanto, o guarda-móveis é fantástico nesse sentido, oferecendo um espaço livre de mofo, umidade e poeira para todos os seus documentos e outros papéis.

Se você tem coleções

Latinhas, garrafas, livros, action figures, discos, instrumentos musicais… Independentemente do que você ame, sua coleção provavelmente ocupa cada vez mais espaço na sua casa.

Além da falta de lugar para guardar, você também corre o risco de danificar, quebrar ou perder algum dos preciosos objetos da sua coleção por causa da bagunça e da amontoação. No self storage, você poderá armazenar tudo do jeito que você quiser, mantendo seus bens longe de qualquer coisa ou situação que possa danificá-los.

Se você precisa de estoque

Preparando o estoque da loja para uma data ou promoção especial, mas já ficando sem espaço? Trabalha como autônomo ou tem um e-commerce e não quer deixar seu estoque jogado em qualquer canto da casa, já que ele não cabe em um lugar específico? Mais uma vez, o self storage é a solução!

O guarda-móveis permite que você guarde seus produtos de forma totalmente segura e organizada. Além disso, você terá acesso a eles sempre que precisar, sem a necessidade de enfiá-los em qualquer cômodo da loja ou de sua casa.

Se você precisa reformar

Quando reformamos nossa casa ou a empresa, costumamos deslocar tudo do cômodo que será alterado para outro. Isso cria uma grande bagunça e falta de espaço, além de ser a situação perfeita para perder ou quebrar alguma coisa importante. Portanto, para não passar nenhum aperto desnecessário, armazene seus pertences no guarda-móveis enquanto a reforma não termina. Assim, você não precisará se preocupar com mais nada, apenas em pegar seus itens de volta — intactos! — quando a reforma terminar.

Organize a mudança com antecedência

Se você não tiver urgência para desocupar o imóvel, use o tempo livre para organizar a mudança. Essa é a melhor maneira de embalar os objetos, desmontar os móveis e, aos poucos, se livrar de toda a “bagunça”.

Afinal, qualquer movimentação dentro de casa, por mais simples que seja, costuma causar uma reviravolta maior do que se imagina, não é mesmo? Por isso, outra vantagem de antecipar-se na organização é tornar essa etapa menos cansativa e sem imprevistos.

Para guardar móveis em um self storage é preciso ainda mais disciplina na preparação de embalagens, pois a mudança, nesse caso, é bem diferente do que a troca de uma residência — em que os itens vão logo para o seu devido lugar e exercem suas respectivas funções.

Sendo assim, faça listas de identificação nas caixas e embalagens, inclusive se o material é frágil, por exemplo. Para guardar, certifique-se de que todos os objetos estejam bem protegidos.

Selecione materiais para embalar

A antecedência é primordial também para que os materiais da embalagem sejam devidamente selecionados. Você certamente vai precisar de caixas de diferentes tamanhos para acomodar os objetos, fitas adesivas para lacrar e materiais de proteção contra o impacto e a sujeira.

Confira alguns itens indispensáveis nessa empreitada:

Papelão

Caixas de papelão são indispensáveis tanto para o transporte quanto para o armazenamento. Uma boa dica é verificar a disponibilidade em algumas lojas centrais, sendo fácil consegui-las sem qualquer ônus.

Já as folhas de papelão ou onduladas são ótimas opções para embalar objetos e móveis.

Plástico bolha e jornais

Os dois materiais são perfeitos para embalar itens menores e frágeis, como peças em vidro. É importante ter os dois de maneira acessível. Os jornais, por exemplo, são muito eficazes para separar as louças uma a uma, evitando as trincas. Já o plástico bolha é infalível para proteger contra impactos também na embalagem individual contra sujeira.

Roupa de cama

Uma alternativa superprática na hora de embalar os itens maiores, como quadros com vidro ou até eletrodomésticos, é utilizar a roupa de cama. Você pode proteger esses objetos com cobertores e edredons, que ajudarão a reduzir o impacto.

Plástico filme

Como o destino é um self storage, o ideal é que os itens sejam embalados com um plástico filme, que mantém total eficácia na vedação. Dessa forma você não correrá o risco de ter os objetos expostos à ação da poeira e de outros detritos comuns.

Erros ao contratar um Guarda Móveis

O serviço de guarda-móveis é uma excelente alternativa para quem possui muita coisa para guardar em casa, ou para quem tem arquivo morto no escritório. Afinal, os guarda-móveis são espaços alugados em que você poderá armazenar desde o mobiliário não utilizado até os documentos e outros itens de pouco (ou nenhum) uso em seu dia a dia.

Mas escolher um bom guarda-móveis não é algo tão simples: é preciso levar em consideração alguns fatores de extrema importância, certo? E você? Não quer se equivocar na sua escolha?

Conheça esses 4 erros que você não deve cometer ao contratar um serviço de guarda-móveis!

Não investigar o espaço oferecido ao contratar um serviço de guarda-móveis

O primeiro deslize que o interessado em um guarda-móveis poderia cometer é a deficiência na investigação do espaço oferecido pelo serviço. Dependendo do que você for guardar, é válido que o espaço seja seguro e ofereça boas condições de armazenamento.

No caso de documentos, por exemplo, para que sejam bem armazenados e não sofram danos, carecem de estar longe de locais úmidos. Deve haver ventilação e temperatura adequadas — e, claro, a possibilidade de iluminação, para quando você precisar de algum item guardado.

Outros fatores sobre o guarda-móveis também precisam ser avaliados, como o tamanho do box alugado, que precisa ser o adequado para armazenar as suas coisas. Veja também se os espaços contam com dedetizações periódicas.

Analisar apenas o preço cobrado

Muitas pessoas consideram apenas o preço na hora de contratar um guarda-móveis, mas isso pode ser um problema para quem leva em conta quase que exclusivamente o valor cobrado. Em alguns casos, o preço baixo demais traduz péssimas condições de armazenamento — o que pode trazer danos para os seus pertences.

Prestigie também outros elementos importantes, como a segurança, a limpeza e o próprio box em si. Em muitos casos, compensa pagar um pouco mais a fim de garantir a segurança de seus documentos, objetos ou móveis.

Lembre-se de que o barato pode sair caro! E se você não quiser prejuízo e perdas eventuais de móveis, documentos e outros objetos, o ideal é procurar muito mais do que apenas bom preço na hora de contratar o serviço de guarda-móveis.

Não analisar a relação de custo-benefício

Além do preço, vale a pena avaliar o custo-benefício oferecido pela empresa contratada. Você não estará apenas alugando um box para armazenar seus objetos, mas estará procurando por ótimas opções para abrir espaço em casa ou no seu local de trabalho.

Por esse motivo, coloque na balança alguns pontos importantes, como o tamanho do box que vai alugar, a confiabilidade oferecida pelo guarda-móveis e os horários de atendimento — pois em alguns locais você só poderá acessá-lo no horário comercial.

Analise se há um tempo mínimo de contrato, se existe a opção de migrar para um box maior ou menor, dependendo da sua necessidade de momento, entre outros pontos relevantes na hora de escolher o serviço ideal.

Fazer orçamento apenas com um guarda-móveis

Fechar com o primeiro guarda-móveis que surgir na sua busca é outro deslize que pode custar caro para você. O ideal é fazer mais orçamentos — dessa forma, você conhecerá outras empresas que proporcionam serviços análogos e poderá escolher aquela que traz melhor custo-benefício para sua situação atual.

Na hora de buscar por guarda-móveis que passem confiança e credibilidade, não se esqueça de fazer orçamento com empresas que possuam a solução perfeita para a sua falta de espaço, com ampla segurança e boas condições de armazenamento.

Cuidados ao guardar móveis

Não são só os itens delicados que merecem atenção no armazenamento. Você já imaginou ter o seu estofado danificado pela poeira ou pela sujeira de insetos, por exemplo? Por isso é de fundamental importância cuidar da superfície dos móveis de madeira ou de tecido.

Primeiramente, o mais recomendado é desmontar os móveis, o que facilita tanto o transporte quanto a armazenagem. Objetos como dobradiças, puxadores e parafusos devem ser retirados. Se puder utilizar a embalagem original do produto, melhor ainda!

Todos esses cuidados são importantes para evitar que uma porta empene, por exemplo. Isso seria desastroso! Vale destacar também que alguns tipos de sujeira podem favorecer a umidade. Por isso é importante fazer a devida limpeza das coisas.

Adotando esses cuidados você conseguirá guardar móveis em um self storage com proteção nos mínimos detalhes e ainda contará com a segurança e a comodidade de um box de armazenamento.