Categorias
Acumuladores Objetos Pessoais

Como guardar objetos de valor sentimental

Quase todo mundo possui itens que são verdadeiras memórias concretas de momentos marcantes da nossa vida. Querer guardar esses objetos com valor sentimental é totalmente compreensível; o problema é quando o acúmulo passa a comprometer a organização e até a mobilidade em nossa residência.

Nesse momento, é necessário decidir quais objetos vamos guardar. Feito isso, é hora de organizar, identificar e guardar cada um deles.

Quer saber como arrumar e guardar os seus objetos com valor sentimental? Então, não perca as dicas que separamos para você!

Reveja o valor sentimental de cada item

Ao rever cada objeto guardado, é possível usar o bom senso e fazer uma seleção de quais realmente são importantes. Nesse processo, com certeza algumas coisas serão descartadas.

Uma boa maneira de fazer essa seleção é se perguntando quais sentimentos cada peça desperta e guardar apenas aquelas que trazem boas recordações.

Pratique o desapego

Muitas vezes, acumulamos fotos e bilhetes de viagens das quais nem nos lembramos. O mesmo acontece com roupas e acessórios que nem usamos, mas teimamos em manter. É importante nos livrarmos desse apego excessivo a fim de tornar a vida mais leve.

Dito isso, uma boa opção é conservar o que realmente nos faz feliz, doar as peças que estiverem em bom estado e descartar o restante.

Organize a sua casa e a sua vida

A organização é primordial para a harmonia e a manutenção da casa. Para fazer isso, é preciso tomar algumas providências. Veja como guardar alguns objetos!

Cartas

Após a leitura e a seleção das cartas que serão guardadas, ajeite-as em uma bela caixa com tampa e guarde-a em um lugar limpo e livre do ataque de insetos e outros agentes que possam danificar os documentos.

Fotografias

Primeiramente, é aconselhável separar e manter as fotos de boa qualidade e que você gosta. Feito isso, é preciso organizá-las usando algum critério, como data e tipo de evento registrado.

Depois disso, elas devem ser reunidas em álbuns identificados. Por sua vez, esses álbuns devem ser colocados em caixas limpas e fechadas e guardados em um local seco, climatizado e longe da luz solar, que pode danificá-las.

Uma ótima opção para preservar as fotos são as ferramentas digitais, como CD e DVD devidamente identificados, ou ainda em nuvem de celular.

Livros e presentes

Os livros devem ser separados observando critérios, como autores, gêneros ou títulos, e expostos em uma estante. Lembre-se de facilitar o acesso aos exemplares mais usados.

Uma boa dica é aproveitar as prateleiras para exibir também alguns dos seus presentes favoritos, incrementando assim a decoração do ambiente. Essa é uma forma criativa de guardar esses mimos.

Não se esqueça de manter a organização e a limpeza de todo o ambiente, protegendo, com isso, os livros do ataque de fungos e animais.

Lembranças especiais

Vídeos, brinquedos, objetos de família, coleções e muitas outras lembranças que marcaram as diversas fases da sua vida merecem um cuidado especial. Por esse motivo, essas relíquias devem ser guardadas em um local apropriado a fim garantir a boa conservação e a segurança delas.

Sua casa não disponibiliza espaço suficiente para acondicionar adequadamente essas lembranças tão especiais? Então, estude com carinho a possibilidade de contratação de um self storage!

Esse moderno modelo de autoarmazenamento oferece boxes individuais em vários tamanhos instalados em galpões limpos, climatizados e monitorados dia e noite.

O aluguel desses compartimentos é simples e acessível e pode ser mantido pelo tempo que você desejar. Você ainda pode acessar o seu box na hora que quiser, com uma chave que somente o locatário possui.

Por essas e outras vantagens, vale a pena investir nessa solução segura e prática para guardar quase tudo o que for preciso.

E aí, gostou das nossas dicas de como organizar e guardar objetos com valor sentimental? Então, deixe o seu comentário no post e compartilhe conosco as suas ideias!