Categorias
Estoque de Loja Self Storage

Benefícios de um self storage para ecommerce

Um e-commerce de qualidade exige um estoque capaz de atender as demandas do cliente — e para isso, é preciso ter espaço. Uma solução interessante adotada por muitos e-commerces é o self storage (SS), que pode atender diferentes necessidades de espaço.

Funciona assim: você quer montar um e-commerce e não tem espaço para um estoque, quer expandir o negócio e precisa de mais espaço para estocar, comprou grandes quantidades de diferentes produtos e precisa de mais espaço por pouco tempo. Seja qual for a sua demanda, o self storage para e-commerce vai atender essas e outras necessidades.

Quer saber o que é self storage e conhecer de perto essas vantagens? Continue a leitura e confira!

O que é self storage

Self storage é um serviço de aluguel de espaços, geralmente em boxes, para armazenar diversos tipos de objetos — mercadorias, documentos, itens relacionados à operações, entre outros.

Trata-se de um negócio bastante comum em outros países e, aqui no Brasil, já chegou em muitas cidades, principalmente do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Vantagens do self storage para e-commerce

Maior economia

O aluguel de imóveis, armazéns ou galpões pode ser muito custoso e onerar a operação de um e-commerce. Dependendo dos valores cobrados, alugar um desses espaços pode comprometer totalmente o lucro, uma vez que será preciso arcar com outras despesas como energia elétrica e IPTU.

Quando se opta pelo self storage, o investimento tende a ser menor e sem os custos extras.

Redução de custos

Existem dois fatores que influenciam no custo do espaço físico do seu negócio: a localização e o tamanho. Quanto maior o espaço, maior é o aluguel. Logo, pode ser que ter uma loja grande e com boa localização não seja viável para você.

Porém, imagina se você pudesse estar em um ambiente menor e que não prejudicasse as suas vendas, além de economizar nos custos? Assim, você poderia ter uma loja com uma melhor localização.

Com o self storage, você poderá armazenar o estoque da loja e o dinheiro que você economizará em aluguel poderá investir em seus negócios. Claro que é muito importante contar com uma boa localização, mas você também pode aproveitar o seu investimento para aplicá-lo na melhoria do seu maquinário ou na contratação de mais funcionários, por exemplo.

Versatilidade

O cliente pode escolher um box com medidas que atendam as suas necessidades de espaço. Há uma diversidade de escolha e esse espaço pode aumentar ou diminuir conforme as vendas do e-commerce.

Muitas das empresas que oferecem esse serviço tendem a firmar contratos flexíveis, o que dá maior despreocupação com burocracias ou multas.

Flexibilidade

Uma grande vantagem desse tipo de negócio é a flexibilidade em relação ao tempo de adesão do serviço, o que proporciona que o uso do espaço seja por tempo alternativo. Assim, você poderá suspender o serviço sem ter que pagar multa rescisória — o que atinge de forma positiva o seu custo-benefício.

Em síntese, somente em um ambiente seguro é que todos os seus produtos ficarão bem armazenados, de maneira organizada e protegidos de todos os perigos que possam comprometer a sua integridade e a sua vida útil.

Maior segurança

Geralmente, as empresas que oferecem o serviço de self storage contam com uma equipe de segurança, além de profissionais treinados, câmeras de segurança, alarmes, entre outros dispositivos. O contratante tem total privacidade para guardar sua mercadoria e retirá-la sempre que for necessário.

Mais organização

Geralmente, quando você vai limpar a sua loja ou indústria, percebe que a parte mais complicada é o estoque. Isso acontece porque, na maioria das vezes, ele não tem uma infraestrutura necessária para que tudo fique bem estabelecido e no seu devido lugar. Assim, se torna complicado manter controle do que entra e do que sai.

Quando você opta pelo self storage, as suas mercadorias ficam armazenadas nos boxes que você alugou — tudo de forma bem organizada. De acordo com a sua necessidade, você pode alugar boxes com diversos tamanhos, de acordo com a sua necessidade. Dessa forma, garante-se que os seus produtos caibam devidamente naquele espaço.

Boa localização

Os self storages apresentam uma localização privilegiada, próxima a bairros e regiões estratégicas e de fácil acesso, facilitando as operações do e-commerce.

É possível diminuir os custos com frete, aumentar as taxas de conversão, aperfeiçoar a estratégia e oferecer descontos ou frete grátis conforme os valores pagos pelas compras.

Maior profissionalismo

Opte por uma empresa que ofereça outros serviços além do self storage. Algumas delas disponibilizam salas de reunião com toda a infraestrutura como Wi-Fi, entre outras comodidades.

Essas vantagens aumentam o profissionalismo, viabilizando um local para reuniões que não é a sua casa ou local público. Isso reforça a imagem do seu e-commerce e a sua preocupação em manter o ambiente profissional e propício a negociações.

Ampla acessibilidade

O self storage fica acessível durante todo o horário comercial. Isso quer dizer que você não precisa agendar um horário para pegar algum produto do seu box, opção ideal para quem precisa de flexibilidade.

Como mencionado, o self storage para e-commerce tem crescido no Brasil, pois facilita todos os processos relacionados a estoque e logística, recebimento e envio de mercadorias. Há diferentes serviços adicionais como segurança especializada caso sua mercadoria seja muito valiosa. O que não pode é ficar sem aperfeiçoar a estratégia.

Melhor aproveitamento do espaço

Utilizando o self storage, você consegue manter a sua loja ou indústria do seu tamanho atual e usar aquele espaço que desocupou para aumentar o número de caixas a fim de otimizar o atendimento ao cliente na hora do pagamento.

Você também pode oferecer produtos diferenciados ou um local para café — o que ajuda muito na permanência deles na loja, que provavelmente comprarão mais produtos. Obter esse estoque fora da loja possibilita que aquele espaço vago se transforme em algo que vá gerar lucro para o seu negócio.

Conservação dos produtos

Suas mercadorias necessitam de certas condições de armazenagem, dependendo do tipo de comércio. É necessário atender aos padrões de higiene, além de controlar a umidade e a incidência de luz no local, principalmente no caso de remédios e alimentos. E, muito provavelmente, dentro de uma loja você não poderá atender a essas exigências.

Esse problema estará resolvido caso opte pelo self storage. Os seus boxes vão proteger as suas mercadorias de todas as condições que possam danificá-las. Dessa forma, você não perderá produtos e ficará resguardado de reclamações de clientes.

Ainda que as companhias precisem de estoque, achar que ele precisa ficar sempre dentro da própria empresa é um grande erro.

Armazenar o estoque da loja em um self storage pode ser a solução para o sucesso do seu negócio. Lembrando que é muito importante contratar uma empresa especializada no ramo para obter resultados satisfatórios para a sua empresa.

Deixe uma resposta