Categorias
Self Storage

Self Storage: tudo o que você precisa saber

Todo mundo gostaria de ter mais espaço disponível. Seja dentro da sua própria casa ou no seu ambiente de trabalho.

Guardar todos os seus objetos com conforto, segurança e organização, representa mais do que ter mais qualidade de vida. Otimizar o uso de cada metro quadrado também significa redução de custos.

Mas como manter todos os seus pertences protegidos e organizados, se os apartamentos estão cada vez menores e as empresas precisando cortar gastos desnecessários?

A solução é simples: utilizar serviços de armazenamento terceirizado, conhecidos como Self Storage. Um serviço que vem crescendo a cada dia no mundo.

Self Storage é uma opção de auto armazenamento para os mais variados tipos de objetos.

Popularmente confundido com o tradicional guarda-móveis, o Self Storage vai muito além disso. Principalmente quando o assunto é praticidade, flexibilidade e segurança.

Preparamos este guia completo com tudo o que você precisa saber para arrumar um espaço extra que você tanto precisa.


O que é um Self Storage

Self Storage — que, traduzido para o português, significa auto armazenamento — é uma opção de depósito de coisas para as pessoas que estão sem espaço para guardar seus bens, mas não têm interesse em se desfazer deles.

É comum confundi-lo com os tradicionais guarda-móveis, que, na verdade, são um tipo de galpão onde várias pessoas que estão de mudança ou reformando as suas casas deixam seus pertences por um tempo determinado.

A grande diferença é justamente esta: enquanto o guarda-móveis funciona como um galpão conjunto, no Self Storage os pertences são guardados em boxes individuais, sejam móveis, coleções, documentos, objetos de valor e tantos outros itens que estão em desuso no momento.

Sendo assim, esse tipo de armazenamento faz com que os espaços das residências sejam mais bem utilizados. Isso sem falar que, estando livre de excessos, o ambiente ficará mais leve para harmonizar com o restante da decoração da casa.

No caso das empresas, o Self Storage poderá servir de arquivo morto ou para a armazenagem de mercadorias, como estoque geral. Isso traz uma grande vantagem, pois proporciona para companhias e escritórios um espaço maior para desenvolverem suas atividades, além de reduzir gastos com o aluguel de salas extras para estocagem, por exemplo.

Dentre as diversas vantagens do Self Storage, pontuamos para você as mais evidentes:

  • total privacidade: o acesso aos boxes é controlado eletronicamente, de modo que você possui o seu próprio cadeado;
  • monitoramento 24 horas: todos os pertences armazenados ficam seguros e protegidos durante todo o dia;
  • boxes sob medida: você é quem escolhe o tamanho exato dos boxes conforme suas necessidades;
  • contrato flexível: sem burocracias, sem fiador, sem fidelidade e a preço justo. Tem coisa melhor?!

Quem pode usar Self Storage

O Self Storage é a alternativa mais viável para todas as situações que demandem estocagem de objetos, seja para pessoas físicas ou jurídicas.

Self Storage para Empresas:

  • Lojas (Físicas ou Virtuais)
  • Coworkings
  • Escritórios de Advocacia e Cartórios
  • Produtoras de Vídeo
  • Distriubuidores
  • Representantes Comerciais

Self Storage para Pessoa Física:

  • Está de mudança para o exterior
  • Está se mudando temporiamente para uma outra cidade
  • Vai reformar casa ou apartamento
  • É acumulador
  • Para quem simplesmente precisa de mais espaço em casa.

Surgiu aquela oportunidade dos sonhos para trabalhar em outra cidade? Está pensando em reformar? Vai se mudar de casa? Viajar por um período indeterminado? Ou simplesmente precisa achar outro espaço para a papelada do escritório? Todas essas situações são exemplos corriqueiros nos quais o Self Storage é muito bem-vindo.

Assim, ao deixar os seus pertences sob a segurança de um Self Storage, você fica livre para realizar suas tarefas sem estresse, preocupação ou dor de cabeça.

Até porque é mesmo impossível agilizar a mudança ou fazer uma reforma bem-sucedida com todos os móveis espalhados pela casa, não é mesmo? Quanto aos papéis da empresa, certamente eles estarão muito mais organizados e protegidos em um Self Storage do que ocupando todas as gavetas do escritório.

E quanto àquele intercâmbio que você sempre sonhou em fazer, mas estava receoso de deixar seus objetos de valor, obras de arte ou coleções sozinhas dentro de casa? Não se preocupe! O Self Storage também serve para proteger tudo durante a sua viagem.

Eis aqui outra sugestão: já pensou em alugar o imóvel temporariamente enquanto você viaja? Esse também é um caso de Self Storage. Assim, você libera espaço na casa para o inquilino e poderá manter um investimento rentável mesmo durante a sua ausência.

Isso sem falar que espaço livre é sinônimo de mais produtividade. Ao manter nos ambientes apenas aquilo que é necessário à rotina da casa ou do trabalho, naturalmente intensificamos nosso foco nas tarefas mais importantes e prioritárias do dia, o que aumenta de maneira considerável os nossos resultados.

Ou seja: falta de espaço, desorganização e improdutividade são sinais claros de que você precisa urgentemente de um estoque profissional. Mas, se ainda restam dúvidas, confira a seguir a lista de situações mais comuns que demandam a contratação de um Self Storage:

  • Você está de mudança e a nova residência ainda não ficou totalmente pronta.
  • Vai se mudar para um local menor, que não cabe todos os seus móveis, e precisa manter a casa organizada;
  • Pretende reformar o imóvel e precisa retirar seus pertences para realizar o serviço;
  • Possui uma série de itens em desuso, mas ainda não sabe exatamente o que fazer com eles;
  • Vai viajar e precisa deixar seus pertences guardados em segurança;
  • Ocupando espaços preciosos do escritório com a documentação da empresa ou de clientes;
  • você precisa guardar material de estoque ou de seu e-commerce com agilidade e segurança.

Vantagens do Self Storage

O aluguel de um box de self storage oferece inúmeras vantagens em relação às locações tradicionais. Confira algumas delas!

Limpeza e Manutenção

Nessa modalidade de locação, o locatário não precisa pagar, em separado, o IPTU, nem as taxas de condomínio, água e luz. Além disso, a segurança do espaço está garantida por um documento assinado no momento da contratação.

Redução de Custos

A administradora dos boxes ainda se responsabiliza pela dedetização do local, a cada três meses, e pela limpeza do galpão onde se localizam os boxes. Já a limpeza de cada compartimento fica por conta do contratante.

Utilize como quiser

Outra grande vantagem é a possibilidade de mudança para boxes maiores ou menores quando quser. Assim, você pode adaptar o tamanho do box à necessidade de seu contexto

Simplicidade

Contratar um serviço de Self Storage é muito simples e rápido. Geralmente as empresas não exigem fiador, entrada ou contratos complexos.

Acesso a qualquer hora

Uma vez que você foi cadastrado no sistema da empresa de self storage, você poderá acessar a sua unidade sempre que precisar.

Privacidade para organizar seu box

Você pode organizar seu box da maneira que quiser, trancá-lo e levar a chave. Há empresas que fornecem inclusive caixas e embalagens.

Controle de Acesso limitado

Você tem livre acesso ao seu box de self storage, basta ter sua identificação. Tudo fica registrado no sistema, tanto a hora que você entrou, quanto a que saiu.

Carga e Descarga a qualquer momento

Você pode incluir ou retirar o que precisar a qualquer momento. Todo o gerenciamento do box é realizado por você, sem nenhuma interferência da empresa que presta o serviço.

Segurança: Self Storage é muito seguro

A segurança é total, pois existem sensores de presença e filmagem 24 horas por meio de câmeras. Tudo pode ser monitorado remotamente, por uma central.

EspacoExtra.com.br

Deixamos o melhor para o final. Você não precisa gastar horas pesquisando espaços e solicitando orçamentos.

No site espacoextra.com.br você consegue encontrar os mais variados tipos de Self Storage da sua cidade. Descubra agora mesmo um lugar ideal para seus pertences.

Como você viu, independentemente do tamanho, esta é solução mais inteligente, segura e eficaz para armazenar qualquer tipo de objeto ao mudar de endereço, ou apenas para mantê-los guardados em local seguro.

Você pode escolher o que mais se adapta às suas necessidades de armazenamento com excelente custo-benefício, seja para sua casa, mudança, para seus estoques, documentos ou móveis de empresa


Como alugar um espaço

Realizar a locação de um box ou container é muito simples. Não é necessário nem ter fiador para utilizar o sistema de auto-armazenamento.

O contrato de aluguel dos boxes, por exemplo, tem a duração de, no mínimo, trinta dias. A renovação contratual pode ser feita a cada mês, dispensando, por isso, a obrigatoriedade de avalista.

O bom é que esse modelo de locação permite uso do espaço pelo tempo que você precisar, sem qualquer custo adicional por rescisão.

O Self Storage é uma opção prática e econômica justamente por se tratar de um processo flexível e sem burocracia, em que a pessoa só assina um contrato e o único custo que terá que arcar será o aluguel e o seguro. Ela não precisará se preocupar com despesas como manutenção, limpeza, taxa de condomínio e IPTU, por exemplo.

Ou seja, quando você contrata um Self Storage, não existe demora ou papelada. Isso porque o sistema está habituado a operar com contratos bastante flexíveis — sem a exigência de fiador e sem multas de rescisão —, considerando que a maioria das armazenagens acontece por períodos curtos, como nos casos de mudança ou viagens.

E o melhor: o custo-benefício é garantido, já que os boxes são alugados de acordo com as necessidades exatas de cada cliente. Além disso, o responsável pelo aluguel do espaço cuida de todo o processo, transporte e acomodação dos itens, o que diminui ainda mais as despesas.

Documentos necessários

O contrato é feito de forma rápida e simplificada. Os documentos necessários para a contratação por pessoas físicas são CNH ou RG, CPF e comprovante de residência.

Já a documentação solicitada às pessoas jurídicas é:

  • Registro no CNPJ;
  • CNH ou RG e CPF do sócio majoritário;
  • comprovante de endereço:
  • contrato social e última alteração.

Contrato de Locação

Antes de assinar, certifique-se de que constam no contrato todas as condições, meios de segurança que você deseja e que o espaço é adequado para preservar seus pertences.   

Se a empresa exige que você alugue um espaço maior para receber um benefício ou pede que você pague por algo que não deseja, não feche o contrato: desconfie e sempre busque transparência na hora de fechar o negócio. 


Como é feito o depósito dos objetos

As pessoas levam seus pertences, os depositam em um box individual, trancam a caixa e ficam com as chaves para ter acesso na hora que precisar — diferentemente do guarda-móveis, em que não é permitido o acesso a qualquer momento.

Importante ressaltar que os boxes são climatizados e dedetizados, impedindo que o que foi armazenado se perca pela má conservação. Além disso, eles possuem vigilância 24 horas por dia, com acesso controlado eletronicamente, o que previne furtos e roubos. Assim, apenas os clientes (ou seus portadores) têm livre acesso a seus respectivos boxes.


Como acessar seus pertences

Os acessos são ilimitados e sem qualquer custo, podendo ocorrer a qualquer momento dentro do horário de funcionamento, de maneira que o cliente não terá nenhuma dificuldade para retirar ou guardar seus pertences sempre que desejar.

E já que o Self Storage funciona como um sistema de auto armazenagem, toda a movimentação e o controle do estoque — acesso, carga, descarga e organização — é executada pelo próprio cliente, sem que haja interferência da empresa que aluga o galpão. Portanto, garante-se total segurança, proteção e privacidade.


Como escolher o tamanho do box

Confira todos os tamanhos de Self Storage disponíveis e escolha o seu.

O tamanho do box varia de acordo com a necessidade de cada cliente. Existem alguns modelos que comportam o mobiliário de uma casa inteira e outros em que o tamanho é somente para o armazenamento de alguns objetos, como coleções ou documentos.

Ou seja, os boxes de Self Storage permitem armazenar uma enorme variedade de volumes, tudo vai depender do tamanho da sua necessidade. Quanto ao preço do aluguel, o valor não é calculado conforme o tipo de item armazenado, mas sim de acordo com o espaço necessário para a acomodação.

Assim sendo, quanto mais espaço você precisar, maior será o valor do box. Por outro lado, qualquer que seja a sua demanda, o serviço oferece ótimo custo-benefício, já que todos os seus pertences estarão devidamente seguros e protegidos.

Os boxes de self storage são individuais e possuem diversos tamanhos para armazenar uma variedade de objetos e móveis. Eles possuem iluminação própria e refrigeração, são tratados contra pragas e são seguros contra roubos.

Dependendo da empresa contratada, ela oferecerá diversos tamanhos para você escolher, de acordo com suas necessidades. Alguns tipos de armazenamento mais comuns são:

Box de 2m2

Espaço mais barato. Aproximadamente do tamanho de um armário. Ideal para armazenar poucos itens como caixas, livros e documentos.

Box de 4m2

Ideal para armazenar o conteúdo de um apartamento pequeno. Eletrodomésticos pequenos, utensílios de cozinha, colchão e cadeiras.

Box de 6m2

Ótimo para armazenar o conteúdo de um apartamento pequeno. Como mesas, sofás e cadeiras. Este espaço é perfeito para guardar sua bicicleta ou moto.

Box de 9m2

Se você vai reformar seu apartamento, provavelmente este é o box ideal para você. Cabe tranquilamente sua TV, colchões, móveis grandes e até seu violão.

Box de 12m2

Box muito versátil. Comporta uma mudança completa de um ap de 2 quartos, sala e cozinha! Também é a solução ideal para o arquivo morto da sua empresa.

Box de 15m2

Unidade preferida das empresas dos mais diversos mercados: escritórios, academias, lojas virtuais, engenharia e prestadores de serviço autônomos.

Box de 25m2

Já imaginou mover todo o seu estoque e realizar a logística do seu e-commerce em um só lugar? Este é o box preferido dos varejistas.

Galpão de 30m2 a 100m2

A partir de 30 metros quadrados o único limite é sua imaginação. Estes espaços comportam qualquer necessidade.


O que é permitido guardar

Como vimos, existe uma imensa gama de produtos que você pode guardar no Self Storage, desde itens excedentes até objetos de valor ou grande estima.

A seguir, listamos os principais itens que as pessoas costumam guardar em um Self Storage. Assim, você pode verificar as opções mais compatíveis com a sua necessidade. E lembre-se: antes de fechar o contrato, sempre consulte o regulamento da empresa para saber o que é ou não é permitido.

Guardar Móveis

Você acabou de trocar o sofá da sala e ainda não sabe o que fazer com o antigo? Vai reforma a casa e precisa de espaço livre para o serviço? Está cansado daquela poltrona velha e sem vida no seu décor? As crianças cresceram e a mobília ficou em desuso?

Para todos esses casos, a solução é bem simples: guardar tudo em um Self Storage. Nada mais prático do que liberar o espaço na casa sem precisar de pressa para se desfazer dos itens em desuso, não é mesmo?

Assim, você ganha tempo para pensar com mais racionalidade sobre como descartar o item de forma consciente: vender, doar, reciclar.

Objetos de valor

Tudo pronto para aquela tão sonhada viagem — não fosse a preocupação em deixar a casa sozinha com todos os seus objetos de valor dentro dela, certo? Mas não se desespere!

Contrate um Self Storage e armazene todos esses itens com total segurança, proteção e privacidade durante a sua ausência. Quando você voltar, basta acessar o seu box e trazer todos os pertences de volta novamente!

Coleções de grande valor

Pode até parecer bobagem para alguns, mas a gente sabe que coleção é coisa séria! Não importa se você coleciona figurinhas de papel do seu time do coração ou moedas raras e antigas dos países que já visitou.

Qualquer que seja seu objeto de estima, o Self Storage protege tudo para você, seja em uma ocasião de viagem ou mesmo até você preparar aquele cantinho especial na casa nova para expor a coleção.

Material de trabalho

Essa dica é especialmente valiosa para advogados, músicos ou esportistas. O que todos eles têm em comum? A resposta é simples: um extenso volume de material de trabalho. Afinal, nem sempre quem trabalha com música possui espaço adequado em casa para guardar todos os instrumentos e partituras.

O mesmo vale para os esportistas e educadores físicos que também precisam de espaço extra para estocar os materiais de treino, assim como os advogados que necessitam guardar em segurança o grande volume de documentações da empresa e da clientela.

E não para por aí: universitários, pesquisadores, pintores, artesãos, lojistas, representantes comerciais… Esses e tantos outros profissionais tendem a precisar de espaço extra para armazenagem prática e segura de seus materiais de trabalho.

Arquivo morto da empresa

Todo bom administrador sabe o quanto é importante fazer a gestão correta dos documentos da empresa. Afinal, a posse do documento original é a única garantia da legalidade das informações ali contidas.

Por isso, esqueça essa história de guardar tudo em qualquer gaveta do escritório. Para garantir a segurança dos documentos e preservar a validade das declarações, é essencial fazer a armazenagem em um local organizado, limpo e seguro, como os boxes de um Self Storage.

A mesma dica é válida para aqueles equipamentos eletroeletrônicos antigos ou excedentes no escritório — como computadores, notebooks, telefones etc. —, que ocupam desnecessariamente o valioso espaço das estações de trabalho dos seus funcionários.

Material de estoque da sua loja

Sim, comércio e Self Storage têm tudo a ver! Quando você armazena os produtos de estoque em boxes adequados, você libera espaço dentro da empresa, otimizando a rotina dos funcionários e facilitando as atividades do setor, como a realização do inventário.

Além disso, ao fazer essa opção de armazenagem, você reduz consideravelmente os custos do seu negócio com aluguel de salas extras para estoque, já que o preço do Self Storage é muito mais acessível.

Material de e-commerce

Para além do estoque das lojas físicas, o Self Storage vem se consolidando como a melhor opção de armazenagem também para estoques de lojas virtuais, os famosos e-commerces. E sabe aqueles materiais de promoção ou baixa rotatividade dentro da empresa? Self Storage neles!


O que não é permitido guardar

Quanto ao que é proibido guardar nos boxes do Self Storage, isso vai depender do regulamento de cada empresa de armazenagem. Mas, via de regra, todas elas proíbem a estocagem dos seguintes itens:

  • produtos perecíveis, como alimentos frescos que demandam refrigeração constante;
  • produtos químicos que podem ter ação explosiva ou inflamável;
  • suprimentos médicos, como equipamentos que utilizam materiais radioativos, máquinas de raios-X e demais dispositivos de imagem;
  • e, obviamente, objetos ilegais, como armas ou drogas.

Como escolher o melhor Self Storage

A procura por self storages, um serviço de auto armazenagem, tem aumentado cada vez mais no Brasil nos últimos anos.

Bastante utilizado nos Estados Unidos, esse tipo de armazenamento é uma ótima opção para quando se pretende aliviar ambientes sobrecarregados da casa ou organizar materiais de determinada empresa.

Mas é preciso ter cautela. Na hora de escolher o Self Storage onde você vai armazenar seus pertences, é preciso considerar alguns aspectos para ter certeza de que está assinando um contrato confiável.

Empresas de confiança

O primeiro deles é certificar-se sobre o histórico da empresa para saber se a instituição é reconhecida e especializada no ramo. Você pode fazer isso conferindo, por exemplo, se o site da empresa é atualizado com frequência, se a página contém informações relevantes e se o nome da instituição está limpo em sites como o Reclame Aqui.

A seguir, acompanhe outras medidas que podem ajudar na escolha do Self Storage ideal.

Serviço de armazenamento próximo

A ideia de contratar um Self Storage é aliar segurança e comodidade para a sua rotina, certo? Por isso, pensando na importância da localização, você deve ponderar sobre a distância entre os endereços dos galpões de armazenagem em relação à sua casa ou escritório.

Afinal, ter que atravessar a cidade toda hora que você precisar acessar o seu box não é nada prático, não é mesmo?

E quem pretende utilizar o Self Storage como estoque lojista ou extensão do escritório deve ter atenção redobrada a esse quesito, pois certamente precisará recorrer aos boxes com muito mais frequência.

Reflita sobre a sua necessidade

Não aja por impulso. Pense com calma sobre o tipo de objeto que você pretende estocar, por quanto tempo precisará armazená-los e com que frequência pretende acessá-los. Essas são questões fundamentais que você precisa responder antes de assinar o contrato, pois estão diretamente relacionadas ao tamanho, estrutura e preço dos boxes.

E se a sua intenção for estocar objetos por longos períodos de tempo, vale a pena conhecer a fundo as instalações do galpão para certificar-se de como é feita a limpeza, a manutenção e o monitoramento dos itens. Assim você garante que os seus pertences estarão protegidos de sujeira, mofo ou insetos.

O clima do míni depósito

Certas características climáticas podem estragar seus móveis ou alguns documentos sensíveis ao calor ou frio extremo.

Por isso, a região do self storage deve ser analisada e, dependendo do clima, é interessante ter um controle climático dentro do lugar de armazenamento para manter sempre uma temperatura adequada e a integridade de tudo que esteja guardado. 

Instrumentos musicais, equipamentos esportivos, fotos, peças de couro, móveis, documentos, fotografias e antiguidades são alguns exemplos de itens que podem ser danificados dependendo da temperatura do ambiente. 

Além disso, as visitas periódicas para conferir a situação dos seus pertences poderão ser evitadas se eles estiverem em box com temperatura adequadamente ajustada.

Facilidade de acesso e carga e descarga

Um dos primeiros fatores a serem observados é a acessibilidade que o self storage tem, principalmente se o que você pretende guardar for algo que precisa ser constantemente verificado.

Por exemplo: se você decide estocar os documentos e produtos promocionais em grande volume do seu escritório em box, é necessário que o lugar de auto armazenagem seja de fácil acesso — afinal, você precisará visitá-lo periodicamente. 

Outro ponto que deve ser considerado são as instalações, incluindo o espaço para carga e descarga. No caso de quem tem móveis e outros tipos de objetos grandes e pesados para guardar, o local precisa de ter:

  • rampas de acesso;
  • corredores com estrutura para comportar as peça maiores;
  • boa iluminação.

Com esses fatores correspondendo às suas necessidades, esse é mais um motivo para não ter problemas futuramente.

Faça uma visita para conferir as instalações

Mesmo checando o histórico do estabelecimento, seguindo indicações ou buscando referências com pessoas confiáveis, é essencial fazer uma visita in loco para conferir as instalações do Self Storage.

Vá até o local, converse com os funcionários e aproveite para tirar todas as suas dúvidas antes de fechar o contrato. Só assim você poderá ter certeza sobre a qualidade das instalações onde seus pertences serão armazenados.

Isso porque a estrutura do galpão, o tamanho do pé direito, o tipo de piso do box e outros aspectos podem influenciar na sua escolha — sobretudo se você pretende estocar objetos frágeis ou valiosos.

Segurança

Este é um dos principais pontos para escolher um fornecedor deste serviço. É interessante conversar com pessoas que utilizam ou já utilizaram o guarda móveis que você pretende alugar. Assim, você reúne referências e certifica-se de que o local escolhido é seguro para conservar seus bens.

 No momento de alugar algum box, não se esqueça de observar essas características e levar em conta cada uma. Assim, você preserva os itens que serão guardados e fica tranquilo ao fechar o contrato.

Vamos aproveitar e falar mais um pouquinho sobre este assunto tão relevante a seguir.


Self Storage é seguro?

Sim! Sem a menor dúvida. Móveis antigos, heranças e tudo que tenha valores elevados podem ser armazenados, contanto que a segurança do lugar seja levada em conta. 

Por isso, analise a localização do self storage e esclareça, quando for assinar o contrato de locação, os detalhes do sistema de vigilância do espaço, como câmeras, alarmes, detectores de movimento, entre outros. Evite bairros com altos índices de assaltos e furtos, e dê preferência aos de fácil acesso em caso de emergências.

O primeiro meio de segurança de qualquer ambiente é sua vigilância. Câmeras, alarmes, detectores de movimento: tudo é importante tanto para intimidar tentativas de roubo como para acelerar a ação da polícia em caso de emergência. Além disso, as imagens podem ajudar na recuperação da carga. 

O ideal é que cada corredor e depósito possua pelo menos uma câmera, dando visão adequada para todo o ambiente. Detectores de movimento são úteis para controlar a entrada e saída de pessoas e objetos, podendo identificar se um transporte grande foi feito fora de horário. 

Verifique se há vigias 24h

Mesmo que haja um número considerável de câmeras e alarmes no self storage, ainda é importante que haja pessoas no local 24 horas por dia. Afinal, um profissional especializado está mais apto a se adaptar a diferentes situações e identificar coisas fora do comum do que uma máquina.

Ele pode, inclusive, se antecipar a uma invasão e chamar a polícia rapidamente, evitando um roubo e futuras dores de cabeça. 

Considere as opções extra de segurança 

Talvez um cadeado e uma porta blindada não sejam o suficiente. Dependendo do valor dos seus pertences, você pode querer colocar uma trava eletrônica, um alarme próprio ou quem sabe até mesmo um seguro.

Algumas empresas de self storage já oferecem esses serviços adicionais, o que pode levar a uma economia considerável no valor total. 

Escolha um bairro seguro 

Por fim, o local onde seu depósito está é item essencial para garantir a segurança. Bairros e ruas de difícil acesso ou que apresentem alto índice de criminalidade tornam o seu depósito mais vulnerável a invasões, o que aumenta a necessidade de medidas de vigilância.  

Sempre que possível, escolha locais com algum movimento e próximos a delegacias. Isso vai reduzir as chances de roubo e melhorar a resposta, caso eles ocorram. 

Conhecendo essas dicas, fica claro como a localização do self storage pode fazer grande diferença, não é mesmo?


Perguntas e Respostas sobre Self Storage

O que é Self Storage?

Self-Storage permite que você armazene coisas que você não tem espaço para guardar em casa. Mini-armazéns disponíveis para locação através de contratos curtos, com duração mensal.

Qual tamanho devo alugar?

O tamanho da unidade depende da quantidade e tamanho dos objetos que serão armazenados. Os tamanhos variam de 2m2 a 100m2.

Quanto custa um Guarda Móveis?

A resposta depende da localização e área. Um Self Storage de 2m2 em São Paulo, por exemplo, pode ser alugado por R$200. Enquanto em Sorocaba, pode sair pela metade do preço.

Preciso reservar com antecedência?

Muitos Self Storages permitem aluguel imediato no local. Mas não recomendamos reservar um espaço sem antes consultar o site espacoextra.com.br para encontrar as melhores ofertas.

O que posso guardar em um container/box?

Os box foram feitos para objetos comuns do dia a dia. Como móveis, quadros, livros, louça, etc. Confira sempre as regras da sua unidade antes de reservar.

Existe Self Storage com ar condicionado?

Sim! E box climatizados são essenciais em regiões mais quentes. Um box com ar condicionado vai ajudar a preservar seus objetivos por muito mais tempo.

É seguro alugar um Self Storage?

Muito! Geralmente estes espaços contam com um nível de segurança superior ao da sua própria casa ou empresa.

Preciso de seguro para meus objetivos?

A maioria das empresas de Self Storage exigem a contratação de um seguro para seus pertences. Verifique as condições no ato de contratação.

O que é leilão de unidades de armazenamento?

Em casos de inadimplência, todo o conteúdo do box pode ser colocado a leilão. Para evitar que isso ocorra, mantenha seu pagamentos sempre em dia!


Tendências do mercado

O Self Storage ultrapassou as fronteiras dos Estados Unidos para ganhar o mundo, popularizando-se também no Canadá, Austrália, em diversos países da Europa e, claro, no Brasil.

Apesar de existente há muitos anos nos EUA e em território europeu, até podemos dizer que essa modalidade de armazenagem demorou um pouquinho para se firmar em terras brasileiras.

Mas, atualmente, já não resta a menor dúvida: o Self Storage chegou mesmo para ficar, seja para armazenar pertences valiosos ou simplesmente dar fim naquele temido quartinho da bagunça!

Isso porque, hoje em dia, é cada vez mais comum que os ambientes sejam menores, mais práticos e minimalistas. Por outro lado, as pessoas não querem se desfazer dos seus pertences, seja por valor financeiro ou sentimental.

É aí que entra o Self Storage como a melhor solução para suprir essa necessidade, já que o estilo de vida contemporâneo requer uma rotina mais cômoda, flexível e otimizada. Mas tudo isso sem precisar abrir mão dos pertences que tanto amamos e nos dedicamos para conquistar, não é mesmo?

Outra prova de que essa prática já virou tendência no Brasil é a criação da Associação Brasileira de Self Storage (ASBRASS), que é a primeira entidade do país a representar as empresas de armazenagem segura e de alto padrão em território nacional, garantindo a qualidade das instalações e do atendimento à clientela.

Após essa leitura, ficou muito fácil compreender o que é um Self Storage e por que ele ficou tão popular no Brasil. Priorizando critérios como privacidade, praticidade e flexibilidade, essa alternativa de armazenagem sai na frente também nos quesitos segurança e eficácia.

Basta recorrer a uma empresa confiável no ramo, definir as suas necessidades, assinar o contrato e pronto! Você ganha não só em qualidade de armazenamento, mas também em produtividade e na otimização do seu espaço, seja em casa ou no escritório. É ou não é uma escolha muito inteligente?

Agora que você já sabe tudo sobre Self Storage, não terá mais dúvidas quando precisar de um espaço extra!