Categorias
Dicas de Organização

O que significa os símbolos das caixas de papelão

Você já reparou que caixas e embalagens de papelão, assim como uma etiqueta de roupa, apresentam uma série de ícones e símbolos impressos?

Estes símbolos são tão comuns que, em alguns casos, podem até passar despercebidos. Mas eles são extremamente relevantes e podem fornecer informações valiosas a respeito do conteúdo de cada embalagem. Garantindo mais segurança para os itens em seu interior, como também para quem vai carregar ou manipular estas embalagens.

Assim como códigos de barras, estes símbolos são padronizados nacional e internacionalmente. E hoje vamos explicar o que os símbolos mais comuns significam.

Significado dos símbolos mais comuns

Além de conferir o significado de cada símbolo, você também pode realizar o download dos ícones gratuitamente nos formatos PNG (fundo transparente), PDF (vetorizado), para utilizar em suas embalagens.

Cuidado Conteúdo Frágil

Símbolo de Embalagem: Frágil

Começamos pelo símbolo mais tradicional das caixas de papelão. Este símbolo indica o óbvio: que aquela embalagem deve ser tratada com cuidado, evitando choques e quedas pois o seu conteúdo pode ser danificado.

Este lado para cima

Símbolo de Embalagem: Este lado para cima

O segundo símbolo mais comum é o que indica qual a posição correta da embalagem. Este ícone é muito importante para evitar que a caixa se rompa, por exemplo, danificando o seu conteúdo caso seja carregada do lado incorreto. Também é extremamente importante respeitar esta orientação ao abrir a embalagem.

Conteúdo inflamável

Símbolo de Embalagem: Inflamável

Além da própria embalagem de papelão ser um material facilmente inflamável, este símbolo indica que o seu conteúdo também pode se queimar facilmente caso entre em contato com faísca e altas temperaturas. Atenção redobrada quando manipular caixas com esta informação.

Reciclável

Símbolo de Embalagem: Recilcável

Caixas de papelão são extremamente valorizadas no mercado de reciclagem. Sua versatilidade permite que seja reaproveitado pela indústria com muita facilidade. Além de reduzir o impacto ambiental, a reciclagem pode ajudar na redução do custo do papelão no mercado. Este símbolo é fundamental para relembrar as pessoas para dar a destinação correta ao material após o uso.

Proteger de chuva e umidade

Símbolo de Embalagem: Evitar Umidade

O papelão é uma ótima alternativa para armazenar os mais variados itens. Sua composição oferece resistência, versatilidade, leveza e baixo custo. Mas se tem uma coisa que não combina com qualquer tipo de papel é água. Este símbolo indica que a embalagem e/ou seu conteúdo podem se danificar em caso de umidade excessiva ou chuva.

Proteger do sol e luz

Símbolo de Embalagem: Proteger do Sol

Quando se embala algum objeto ou encomenda, é importante ter em mente que toda sua logística desde o empacotamento, ao transporte, armazenamento e entrega final estão sujeitas ás intempéries do tempo. Este símbolo indica que a embalagem e seu conteúdo deverão estar sempre protegidos a luz solar excessiva para que não seja danificado.

Temperatura máxima e mínima

Símbolo de Embalagem: Temperatura Máxima

A região, época do ano, conteúdo da embalagem, local de armazenamento e meio de transporte podem expor a embalagem a temperaturas extremas. Fato que pode danificar permanentemente o seu conteúdo. Este símbolo indica qual a temperatura máxima e mínima a qual a embalagem pode ser submetida. Dica: á esquerda você encontrará a temperatura mínima e a direita a temperatura máxima.

Não empilhar

Símbolo de Embalagem: Não Empilhar

Já imaginou o que poderia acontecer com uma enorme pilha de caixas, contendo objetos extremamente sensíveis a pressão? Este símbolo indica que não é permite colocar mais de uma caixa sobre a outra em nenhuma hipótese. Desrespeitar esta orientação, pode danificar o conteúdo e até causar acidentes.

Empilhamento máximo

Símbolo de Embalagem: Empilhamento Máximo

Por outro lado, algumas embalagens comportam o empilhamento sem oferecer riscos de acidentes. Este símbolo de Empilhamento Máximo indica qual a quantidade máxima de caixas que poderão ser sobrepostas. Esta quantidade é justamente indicada pela letra N, que na prática, deverá ser substituído pelo número máximo de caixas no empilhamento.

FAÇA O DOWNLOAD DO PACOTE DE SÍMBOLOS

Baixe AGORA MESMO os símbolos mais comuns utilizados nas embalagens de papelão vetorizado com fundo transparente para utilizar em seu projeto.